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A telessaúde promete muitos benefícios: monitoramento remoto 24 horas dos sinais vitais do paciente; a capacidade de obter opiniões de especialistas, mesmo nas regiões mais remotas; e economia considerável de tempo e recursos nas mais diversas negociaçõe. Em teoria, o nível moderno de tecnologia torna tudo isso possível agora. Na prática, porém, a telessaúde ainda enfrenta certas dificuldades.

Nossos colegas, assistidos pela Arlington Research, entrevistaram representantes de grandes empresas médicas em todo o mundo sobre a aplicação de práticas de telessaúde. As perguntas sondaram a sua visão sobre o desenvolvimento desta área e, sobretudo, as dificuldades que os médicos enfrentam na prestação de serviços à distância. Aqui está o que eles encontraram.

Vazamento de dados do paciente

De acordo com 30% dos entrevistados, os dados dos pacientes em suas clínicas foram comprometidos como resultado das sessões de telessaúde. No clima atual de proteção de PII estritamente regulamentada, os vazamentos podem causar sérios problemas para instituições médicas em termos de danos à reputação e multas dos reguladores.

Como corrigi-lo? Antes de adotar um novo processo embasado em TI, realize uma auditoria externapara identificar e corrigir falhas de segurança e privacidade.

Falta de compreensão da proteção de dados

42% dos entrevistados admitiram que os funcionários médicos que participam das sessões de telessaúde não têm uma compreensão clara dos processos de proteção de dados praticados em sua clínica. Isso é sem dúvida ruim. O médico (a) pode cometer um erro que leva a um vazamento e (b) não será capaz de responder às perguntas (cada vez mais comuns) do paciente.

Como corrigi-lo? Primeiro, a instituição médica precisa produzir um documento que descreva claramente como os dados são armazenados e processados ​​e enviá-los a todos os funcionários. Em segundo lugar, os médicos devem estar mais cientes das ciberameças modernas. Isso minimizará a chance de erro.

Software impróprio

54% dos entrevistados disseram que suas instituições fornecem serviços de telessaúde usando softwares não projetados para esse fim. Novamente, isso pode causar vazamentos simplesmente devido às limitações técnicas das plataformas de software usadas ou vulnerabilidades não corrigidas contidas nelas.

Como corrigi-lo? Sempre que possível, use software desenvolvido especificamente para fins médicos. Faça uma auditoria de segurança de todos os aplicativos usados ​​para fornecer serviços remotos.

Erros de diagnóstico devido às limitações técnicas

34% das organizações tiveram casos de diagnósticos incorretos devido à baixa qualidade da foto ou do vídeo. Este problema é parcialmente uma consequência do anterior: o software de videoconferência muitas vezes reduz automaticamente a qualidade da imagem para garantir uma sessão contínua. Mas também podem surgir problemas devido a servidores ou canais de comunicação congestionados.

Como corrigi-lo? Infelizmente, nem tudo aqui depende da empresa médica – a raiz do problema pode estar em equipamentos de baixa qualidade do lado do cliente. Ao mesmo tempo, a empresa deve fazer todo o possível para minimizar complicações potenciais, fornecendo capacidade de backup (se os servidores locais forem usados ​​para teleconferência) e um canal de comunicação sobressalente.

Sistemas operacionais desatualizados

73% das empresas de telessaúde usam equipamentos baseados em sistemas operacionais desatualizados. Em alguns casos, isso é para requisitos de compatibilidade, mas também pode ser devido a custos de atualização ou à simples falta de equipe de TI qualificada. Um sistema assim é vulnerável na rede, pode servir potencialmente como um ponto de entrada para invasores e ser usado para roubar dados de pacientes e sabotar processos de telessaúde.

Como corrigi-lo? Nem é preciso dizer que os sistemas operacionais devem ser atualizados sempre que possível. No entanto, isso nem sempre é viável, por exemplo, ao usar equipamentos médicos desatualizados. Nesse caso, recomendamos isolar os sistemas’ vulneráveis ​​em um segmento de rede separado offline e equipá-los com soluções de [KESS placeholder] segurança especializadas [/ KESS placeholder] operando no modo Default Deny.

Mais detalhes sobre o Telehealth Take-up: relatório de riscos e oportunidades estão disponíveis aqui.

 



from Notícias – Blog oficial da Kaspersky https://ift.tt/3CYr8pC

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