:::: MENU ::::
  • Suitable for all screen sizes

  • Easy to Customize

  • Customizable fonts.

Esse é um título que ninguém queria…

Nosso país foi, em 2022, o mais atacado por phishing pelo WhatsApp no mundo, com mais de 76 mil tentativas de fraudes.

Essas informações estão no novo relatório Spam e phishing em 2022 da Kaspersky, que também mostra que somos quarto o país  no mundo que mais sofre phishing via e-mail. Globalmente, nosso sistema antiphishing evitou mais de 500 milhões de tentativas destes ataques no ano passado, duas vezes mais do que os números de 2021

Dados e mais dados

A pesquisa mostra ainda que, em 2022, houve um aumento na distribuição de mensagens maliciosas por meio de apps de mensagem, sendo a maioria delas no WhatsApp (82,71%), Telegram (14,12%) e Viber (3,17%). O Brasil é líder no ranking de ataques de phishing no WhatsApp, com mais de 76 mil bloqueios, e o segundo colocado no Telegram, atrás apenas da Rússia.

O nosso sistema antiphishing detectou e bloqueou mundialmente cerca de 508 milhões de tentativas de acesso a conteúdo fraudulento, com 10,57% deles apenas no Brasil. O número global representa o dobro de ataques frustrados em 2021. A técnica mais utilizada foi a engenharia social com a criação de páginas web idênticas aos sites originais, que coletam dados particulares das vítimas ou incentivam a transferência de dinheiro para fraudadores, visando tanto pessoas físicas, quanto organizações.

Quem são os mais afetados?

Os clientes de serviços para entrega de encomendas foram as vítimas mais atacadas por phishing, com 27,38% de todos os bloqueios contabilizados. Os fraudadores enviam e-mails falsos que simulam ser de empresas de entrega conhecidas e dizem haver problemas com uma entrega. O e-mail inclui um link para um site falso, onde são solicitadas informações pessoais ou dados financeiros. Se a vítima cair no golpe e fornecer essas informações, além do acesso à conta e a possível perda do dinheiro ali armazenado, ela pode perder sua identidade e credenciais bancárias, que podem ser vendidas na Dark Web. Outros alvos populares de ataques de phishing incluem lojas virtuais (15,56%), sistemas de pagamento (10,39%) e bancos (10,39%).

“O phishing é o golpe mais comum no Brasil porque é muito fácil criá-lo, com um baixo custo. Essa ameaça se torna ainda mais eficaz devido a criatividade do cibercrime brasileiro, que consegue criar ‘desculpas’ convincentes para suas artimanhas. Mas é importante destacar que a mensagem falsa, ou phishing, é apenas uma etapa inicial do golpe. Conseguir identificá-lo e bloqueá-lo significa impedir a conclusão do ataque. Para as pessoas comuns, isso significa evitar o roubo do seu dinheiro ou de fraudes usando seu nome (rouba da identidade digital). Já empresas correm mais risco, pois um phishing pode roubar as credenciais de funcionários – o que permitirá que o criminoso acesso sua rede para roubar dados confidenciais ou instalar um ransomware”, explica Fabio Assolini, diretor da Equipe Global de Pesquisa e Análise da Kaspersky para a América Latina.

Não caia no golpe

  • Só abra mensagens e clique em links se tiver certeza de que pode confiar no remetente;
  • Quando um remetente for legítimo, mas o conteúdo da mensagem parecer estranho, vale a pena verificar com o remetente usando um canal de comunicação alternativo (como uma ligação);
  • Verifique o endereço do site. Se ainda suspeitar que está diante de uma página falsa, use seu navegador para digitar o site manualmente. Se for o caso, a URL pode conter erros que, à primeira vista, podem ser difíceis de identificar, como 1 em vez de I ou 0 em vez de O;
  • Use uma solução de segurança comprovada ao navegar pela Web. Graças ao acesso a fontes internacionais de inteligência de ameaças, essas soluções são capazes de identificar e bloquear campanhas de spam e phishing.

Leia mais sobre spam e phishing em 2022 no relatório publicado pelo Securelist.



from Notícias – Blog oficial da Kaspersky https://ift.tt/FhTotRP
Como funciona o telefone com ramal

O telefone com ramal é uma solução que facilita a comunicação nas empresas e residências. Por meio desse recurso, é possível realizar e atender chamadas de uma única linha telefônica... continue lendo »

O post Como funciona o telefone com ramal: principais dúvidas e respostas apareceu primeiro em Blog Intelbras.



from Blog Intelbras https://ift.tt/Vf35WDz
Saiba como evitar roubos em obras

Você já precisou lidar com roubos em obras de construção civil? Sem a devida segurança no canteiro de obras, situações como essa podem acontecer e gerar prejuízos significativos para a... continue lendo »

O post 4 soluções para evitar roubos em obras de construção civil apareceu primeiro em Blog Intelbras.



from Blog Intelbras https://ift.tt/kbPlMwU

Você está com dificuldade para escolher a antena de TV ideal para um imóvel de lazer, como casa de campo ou de praia? Com tantas opções disponíveis no mercado, essa... continue lendo »

O post Dicas para escolher a melhor antena de TV para imóvel de lazer apareceu primeiro em Blog Intelbras.



from Blog Intelbras https://ift.tt/GDbWcIm

​​Para aumentar a sensação de segurança, visando inibir incidentes, vandalismos ou comportamentos indevidos, o sistema de Circuito Fechado de Televisão (CFTV) é a solução mais adequada. Dentro do CFTV um... continue lendo »

O post Principais tipos de câmeras de segurança apareceu primeiro em Blog Intelbras.



from Blog Intelbras https://ift.tt/RUuVkq9

Os riscos de ofertas chamativas sempre aumentam em datas comemorativas. Com a aproximação do Dia Internacional da Mulher, nossos pesquisadores identificaram mais um exemplo de golpe usando a tática de engenharia social.

As vítimas recebem uma mensagem no WhatsApp dizendo que ganharam um perfume e serão levadas para diferentes sites dependendo da região, dispositivo ou momento em que o clique é feito.

Golpe do Dia da Mulher

A fraude começa com o recebimento da mensagem “Homenagem ao Dia da Mulher. Você ganhou um perfume” – provavelmente vinda de um amigo ou familiar desavisado – e ela contém um link curto que levará a vítima para um site falso. Neste momento, vale destacar uma dica importante. “Os criminosos sempre usam marcas populares e desejadas para chamar a atenção das vítimas. Eles precisam disso para disfarçar o golpe. E as marcas usadas são tão vítimas quanto as pessoas. Por isso, sempre recomendamos que se confira a existência da suposta promoção ou premiação nos sites e canais oficiais”, destaca Fabio Assolini, diretor da Equipe Global de Pesquisa e Análise da Kaspersky para a América Latina.

Ao clicar no link da mensagem, a vítima verá os detalhes da “premiação” – que diz que 5 mil mulheres serão presenteadas com a homenagem ao Dia Internacional da Mulher, caso ela responda um questionário. Aqui já está um sinal de alerta claro do golpe. As perguntas são muito simples de serem respondidas, pois o objetivo do criminoso é concluir a fraude. Para finalizar o processo, é pedido o preenchimento de um formulário que solicita nome, telefone e e-mail pessoal, além do compartilhamento da mensagem com 5 grupos ou 20 contatos. Novamente, a viralização é outro sinal de alerta para a vítima ficar atenta.

Novidade no esquema

Uma curiosidade é que este golpe não acaba nessa etapa. Em seguida, se inicia outra cadeia com o apelo “Esta é sua chance! Deve selecionar a caixa correta com o presente dentro. Tem 3 tentativas – boa sorte!”. Para Assolini, o criminoso está otimizando os esforços para atender diferentes interesses.

“Fizemos mais de uma simulação em nossas análises e fomos direcionados a dois sites diferentes: o primeiro “prêmio adicional” é um suposto cupom de R$ 500 reais para compras em supermercados. Para concorrer ao vale, a vítima novamente precisa passar dados pessoais. Já o segundo site que verificamos oferece 3 mil, 5 mil ou 10 mil reais para serem investidos em criptomoedas. Mas, para receber essa bonificação, a vítima precisa responder a um novo questionário e baixar o app de um trade. Aqui, já fica claro outro sinal de alerta que é a exigência da instalação de um programa. Menos mal que, neste caso, é uma aplicação legítima. Portanto, a fraude se limita apenas no método de promoção escolhido”, avalia o especialista.

Assolini ainda reforça o apelo às empresas para que elas fiquem atentas às promessas milagrosas de promoção e marketing. “Diferente da marca do perfume que é explorada sem o consentimento da empresa, as demais empresas envolvidas no esquema podem sofrer com problemas de reputação ou confiança do cliente, pois o primeiro contato da pessoa com a marca foi durante um golpe online. Seguramente, essas empresas não tem ciência do método fraudulento de promoção, mas há a relação entre cliente-fornecedor e isso é um risco à marca e à empresa.”

Como não cair

  • Suspeite sempre de links recebidos por e-mails, SMSs ou mensagens de WhatsApp, principalmente quando o endereço parece suspeito ou estranho.
  • Sempre verifique o endereço do site para onde foi redirecionado, endereço do link e o e-mail do remetente para garantir que são genuínos antes de clicar, além de verificar se o nome do link na mensagem não aponta para outro hyperlink.
  • Verifique se a notícia é verdadeira acessando o site oficial da empresa ou organização – ou os perfis nas redes sociais.
  • Se não tiver certeza de que o site é real e seguro, não insira informações pessoais.
  • Use soluções de segurança confiáveis para ter uma proteção em tempo real para quaisquer tipos de ameaças.


from Notícias – Blog oficial da Kaspersky https://ift.tt/AHJqcXr

Você está com dificuldade para escolher a antena de TV ideal para um imóvel de lazer, como casa de campo ou de praia? Com tantas opções disponíveis no mercado, essa... continue lendo »

O post Dicas para escolher a melhor antena de TV para imóvel de lazer apareceu primeiro em Blog Intelbras.



from Blog Intelbras https://ift.tt/aGEOocB
A call-to-action text Contact us