O PABX em nuvem Intelbras surgiu de uma intensa transformação digital a qual estamos vivenciando nos últimos tempos. Afinal, em tempos de trabalho remoto, filiais espalhadas por várias cidades e... continue lendo »
A inovação na construção civil é uma necessidade para as empresas que querem se destacar e sobreviver no mercado atual. Conquistar inteligência imobiliária através da transformação digital é um passo... continue lendo »
Se uma assistente de voz já faz parte do seu dia a dia, você já sabe que são infinitas as possibilidades para usá-la, não é? Neste artigo, trouxemos para você... continue lendo »
A compensação de energia é um sistema que gera abatimento na conta de luz para geradores de energia com fontes sustentáveis, como a energia solar. Nesse sistema, quem gera a... continue lendo »
Se você cria projetos de obra para imóveis de alto padrão precisa conhecer soluções diferenciadas para atender as demandas do público e aumentar a praticidade do local. Imóveis de alto... continue lendo »
Usar a tecnologia para monitorar o dia a dia de um negócio proporciona diversos benefícios. Identificar riscos, eliminar prejuízos e economizar recursos são alguns deles. Para implementar soluções de monitoramento... continue lendo »
Se no dia a dia o consumidor já deve ficar atento com promoções que pareçam muito generosas, na Black Friday esse cuidado deve ser redobrado. O roubo de dados de pagamento dobrou esse ano em comparação com 2021, chegando a quase 20 milhões de ataques, de acordo com nossos analistas.
Como identificar sites fraudulentos
Já ouviu a expressão “quando a esmola é demais, o santo desconfia”? Na Black Friday, isso deve ser utilizado como lei para qualquer oferta “imperdível” na internet. Uma pesquisa da Kaspersky mostra que, de janeiro a novembro de 2022, detectamos e impedimos quase 20 milhões de ataques, o que significa que o crescimento geral no número de detecções é de 92%.
O dado leva em consideração o número de ataques via Trojans bancários, ferramentas amplamente utilizadas no arsenal de cibercriminosos que lucram com a temporada de vendas. Depois de infectado, uma vez que o consumidor navega em uma loja online, o Trojan salva todos os dados que o usuário insere nos formulários do site. Isso significa que os cibercriminosos têm acesso a um número de cartão de crédito ou débito, data de validade, CVV, e credenciais de login do site da vítima. Os invasores podem utilizar essas informações para diversas situações como para esvaziar a conta bancária do consumidor.
“O principal ponto de atenção do consumidor deve ser para ofertas falsas. O período de Black Friday já é esperado em trazer ofertas atrativas, e os criminosos usam esse fator a seu favor para fisgar novas vítimas de fraudes em sites falsos. A pressa pela oferta faz com que o consumidor compre por impulso para obter o menor preço, porém muitas vezes é uma armadilha para os desavisados – em que cibercriminosos capturam os clientes, que estão famintos por descontos e não olham cuidadosamente para o site em que estão inserindo seus dados“, comenta Fabio Assolini,diretor da Equipe Global de Pesquisa e Análise da Kaspersky para a América Latina.
O especialista explica que essas campanhas são chamadas de phishing, pois utilizam temas populares como “isca” para induzir usuários a informar seus dados aos golpistas, que irão cometer crimes: fraudes financeiras, compras online fraudulentas, entre outros delitos. Segundo levantamento da Kaspersky, o Brasil é o quinto país mais atacado por phishing no mundo.
Como garantir uma experiência de compra segura:
Verificar o endereço (URL) antes de clicar no link – às vezes ele pode ser diferente daquele que está visível. A URL está correta? Existem erros de ortografia ou bugs de design? Em caso afirmativo, acesse a página da oferta da loja digitando diretamente o endereço correto.
Fazer compras nas lojas oficiais. Caso haja dúvida sobre a reputação da loja, faça uma busca nos serviços de reclamação e verifique os comentários antes de tomar qualquer decisão.
Contar com uma solução de segurança com tecnologias anti-phishing, como o Kaspersky Standard, que notificará se você estiver tentando visitar uma página fraudulenta.
Usar senhas únicas para cada site ou serviço. Caso você use apenas uma senha, se ela for roubada, todos os serviços estarão comprometidos. Para criar e memorizar senhas fortes, use um gerenciador, como o Kaspersky Password Manager.
Criar cartões virtuais para compras on-line diferentes: no app do seu banco, você provavelmente consegue criar cartões para serem utilizados uma única vez. Dessa forma, em caso de problemas, é fácil cancelar com seu smartphone.
from Notícias – Blog oficial da Kaspersky https://ift.tt/cl1aLyn
Você sabia que é possível ter uma televisão com comando de voz sem precisar comprar um aparelho que já tenha essa funcionalidade? Sim, você pode prolongar a vida útil do... continue lendo »
Ter uma boa gestão de equipe em eventos é um dos grandes desafios para os profissionais dessa área. Porém, isso é fundamental para que as atividades tenham sucesso. Maria Lúcia... continue lendo »
A câmera de monitoramento é a maneira mais eficaz de monitorar sua família e sua casa. Com este dispositivo, é possível evitar prejuízos com invasões e roubos, além de cuidar... continue lendo »
No Panorama de Ameaças da Kaspersky de 2022 (que analisou dados de janeiro a agosto de 2021 e de janeiro a agosto de 2022), nossos especialistas verificaram que 2.366 ataques de malware e 110 mensagens fraudulentas (phishing) foram bloqueados por minuto na América Latina em 2022, com mais de 1.5 mil apenas no Brasil.
Que recorde hein? E isso não é tudo. O estudo revelou também que o país se tornou um polo importante no cenário de ameaças financeiras no mundo e a pirataria voltou a ser um dos principais vetores de infecção.
Como funcionam os ciberataques
O Panorama nos mostra que os ataques na região tiveram grandes variações durante a pandemia. Inicialmente (entre janeiro e setembro de 2020), houve um aumento de 64% nos bloqueios dos ataques usando malware. Ela foi seguida por uma queda de 39% entre setembro de 2020 e janeiro de 2022 — quando a atividade maliciosa retornou ao nível pré-pandemia. E finalmente, houve um aumento de 30% na comparação de janeiro a maio deste ano. Considerando os oitos primeiros meses de 2022, foram registrados um total de 817 milhões de tentativas de ataques na América Latina — o que representa 2.366 bloqueios por minuto.
Analisando os dados por países, o Brasil se destaca como o que mais sofre ataques de malware, com 1.554 tentativas por minuto ou 65% de todos os bloqueios na região. Em seguida, aparecem México com 298 tentativas por minuto, Peru (123), Colômbia (84), Equador (84), Argentina (30) e Chile (28). Dentre as 20 principais ameaças que afetam os internautas latinos, a pirataria aparece como uma grande preocupação, ocupando sete posições. Em seguida, aparecem os adware (que mostram propaganda indesejada) nas três primeiras posições.
“Infelizmente, verificamos o aumento da pirataria como um dos principais vetores de infecção — em outras palavras um sistema “crackeado” abre as portas dos equipamentos infectados para outros criminosos. Apesar de entender que esse movimento é um reflexo da crise econômica que afeta as pessoas e as empresas — principalmente as menores — temos que alertar que a economia com licença de programas não justifica o risco de ser vítima de outros golpes, como ransomware ou roubo de dados financeiros“, alerta Fabio Assolini, diretor da Equipe de Pesquisa e Análise da Kaspersky para a América Latina.
Trojans bancários
Outro destaque do estudo é a importância que a América Latina ganhou no cenário global de golpes financeiros (trojans bancários). “Enquanto a tendência mundial é de queda desses ataques, na região temos um aumento quando comparamos os 127 mil bloqueios registrados em janeiro de 2021 contra os 174 mil de agosto de 2022. Na média, nós impedimos 5.216 tentativas de infecção de trojans bancários por dia”, detalha o diretor.
Entre as 12 famílias de golpes financeiros mais comuns, destacam-se sete de origem brasileira: BestaFera, ChePro, Banbra, Ponteiro, Passteal, Javali, Casbaneiro e Vadokrist. “Hoje em dia, qualquer grupo brasileiro que realiza fraudes bancárias já nasce com operação internacional. O exemplo mais recente é o Ponteiro, que detectamos novos arquivos maliciosos neste ano e que adicionou 30 novos nomes à lista inicial de 70 bancos-alvos desse grupo. Sua atuação se concentra no Brasil, México e Peru e o trojan realiza fraudes criando páginas falsas em cima das páginas verdadeiras dos bancos para que a vítima informe sua senha e código de verificação, enquanto o malware efetua as fraudes no site verdadeiro“, explica Fabio.
O diretor da equipe de pesquisa destaca ainda outra conclusão importante do estudo: as ameaças online latinas estão mirando mais para os equipamentos móveis do que para os computadores. Nos últimos 12 meses, foram registradas 6.394 tentativas de ataque por dia contra dispositivos com o sistema Android na América Latina — o que já representa mais que os bloqueios de trojans bancários na região. Entre as nove principais ameaças, seis são programas para mostrar propaganda indesejada. Em seguida, aparecem os programas que registram a vítima em serviços pagos enviando um SMS.
Mensagens falsas (phishing): o grande vilão na América Latina
Apesar da popularidade dos programas maliciosos no setor de cibersegurança, a maior ameaça na América Latina é o phishing — mensagens enviadas por e-mail, SMS e — principalmente — por redes sociais e por aplicativos de mensagem como o WhatsApp.
Nos primeiros oito meses de 2022 foram bloqueados 38 milhões de acessos a links fraudulentos. Este número representa 75% das tentativas de ataques de phishing em 2021, quando se registrou um total de 52 milhões. Na média, a Kaspersky impede 110 acessos a sites fraudulentos por minuto na região.
Novamente, o Brasil é o país mais atacado na América Latina, seguido pelo Equador — ambos estão na lista mundial dos 10 país mais atacados por phishing e ocupam, respectivamente, a 6º e 8º posições. Eles são seguidos por Peru (33º), Colômbia (37º), Chile (48º), Panamá (51º), Guatemala (61º), Paraguai (65º) e México (71º).
“Analisando os dados dos oito primeiros meses de 2022 contra os oito primeiros meses de 2021, verificamos que houve uma explosão nos ataques de phishing em toda a região. A Guatemala um é dos países com maior crescimento dessa ameaça (188%) e ela é seguida por Peru (157%), República Dominicana (129%) e Colômbia (127%). O Brasil aparece na última posição com 12% de aumento, porém é onde há mais ataques desse tipo“, ressalta Fabio.
Por fim, o estudo mostra quais são os principais interesses dessas mensagens fraudulentas: 27% buscam roubar credenciais de internet/mobile banking, 22% visam roubar credenciais de redes sociais, 18% roubam credenciais de serviços online (loja online, streamings etc), 9% usam temas de serviços financeiros para roubar senhas e 7% querem dados de pagamentos (cartão de crédito).
from Notícias – Blog oficial da Kaspersky https://ift.tt/dsnObBv
O sistema de automação predial da Intelbras oferece a integração de diversas tecnologias e softwares que garantem a centralização e controle do prédio interligando diversas funcionalidades. Através da solução é... continue lendo »
Você sabia que a maior parte das falhas que ocorrem nas empresas são por conta da falta de comunicação? Sim, é por isso que investir em ferramentas como os radiocomunicadores... continue lendo »
Oferecer um atendimento online deixou de ser um diferencial competitivo para ser um requisito essencial nas empresas. No entanto, apenas disponibilizar canais virtuais não significa muita coisa hoje em dia.... continue lendo »
Já pensou em ter energia solar em apartamento? Pois saiba que isso não é um impeditivo para gerar a própria energia através do autoconsumo remoto. Trata-se de uma das modalidades... continue lendo »
Adotar medidas para proteger a família e o patrimônio é algo essencial para o bem estar e a tranquilidade no dia a dia. A melhor forma de colocar isso em... continue lendo »
Um detector de gás smart é um importante aliado da segurança residencial, uma vez que alerta usuários sobre vazamentos, evitando acidentes com incêndios e explosões e que podem levar a... continue lendo »